trenó

nesse blog só tem gente legal!
santa provided by bunnyhero labs

domingo, 18 de abril de 2010

Biscoitos de Pão de Mel e Gengibre

(do blog Celenices e Gulodices-Ana Celina Belotti)

“Assim, João e Maria chegaram na casa inteira feita de açúcar!” Quem nunca ouviu falar desta passagem que tire o primeiro pedaço! Criada pelos irmãos Grimm no começo do século XIX a estória de João e Maria tem muito a ver com o natal. Sabe por que? É uma tradição que teve início na Alemanha construir casas de pão de mel inspiradas neste conto, durante o natal. Mas por que no natal? E por que de pão de mel?
No começo da idade média gengibre, incrediente principal dos biscoitos de pão de mel e gengibre, não era uma especiaria fácil de ser encontrada na Europa. Mas conforme vieram as cruzadas o contato dos europeus com o oriente aumentou e várias especiarias começaram a entrar no paladar, inicialmente, do clero. Este não foi um período de grande desenvolvimento para as artes culinárias, a maior parte das mudanças e descobertas se deu entre as paredes dos mosteiros. Assim, foram os religiosos que tiveram inicialmente a idéia de fazer biscoitos com gengibre para celebrar as festas do inverno, mas eles se basearam em tradições da Europa Pré-Católica.
EEEEIIIII! E aquele biscoitinho do Shrek? Aquele biscoitinho do Shrek é a continuação dessa tradição… A Rainha Elizabeth I, da Inglaterra, resolveu fazer para sua festa de natal homenzinhos de pão de mel com a cara dos convidados!

Esta é a origem dos biscoitos de gengibre e mel que são tradicionais no natal! Agora você pode também fazer os seus! Tudo o que você precisa é criatividade, confeitos coloridos e alguns amigos que queiram te ajudar a decorar para fazer tudo mais divertido! Aqui em casa nós fazemos biscoitinhos desde que eu sou pequenina. Todos os anos tem a “festa dos biscoitinhos”. Fazemos 5 receitas desta que está aqui. Mas você pode fazer só uma, não perca tempo!
Mas atenção, eles começam um pouco durinhos e amolecem até o natal então não importa quando você for comer sempre serão deliciosos!

Você pode também tentar fazer uma casinha de pão de mel. Mas aí você esta sozinho meu caro leitor. Não conte para ninguém, mas eu nunca consegui fazer uma! Todos os anos elas caem por causa do clima tropical do Brasil. Fica muito mole. Mas é sempre legal tentar!

Receita de biscoitos de gengibre e mel

Ingredientes:
125g de açúcar mascavo.
125g de melaço, melado ou mel.
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de chá de gengibre em pó
1 pitada de cravos socados
90g de manteiga
1 ½ colher de chá de fermento
500g de farinha de trigo peneirada
Sal
1 ovo ligeiramente batido
Glacê de açúcar opcional.

Detalhes:
Dissolva o açúcar com o melaço, especiarias e a manteiga em uma panela de fundo espesso, sobre fogo brando; aqueça lentamente até ferver (As especiarias, não precisam ser seguidas à risca, você precisa temperar a mistura como achar que fica mais gostoso, nós gostamos dele bem picantes).

Deixe a mistura esfriar e junte o fermento. Coloque a farinha e uma pitada de sal em uma tigela e faça uma cova no meio. Despeje a calda fria e o ovo, Misture do centro para fora, incorporando a farinha. Vire a massa sobre uma superfície enfarinhada e sove-a.
Divida-a em bolas, embrulhe-as com papel manteiga e guarde na geladeira por 30 minutos (mínimo).
Estenda a massa, pedaço por pedaço, com um rolo até ficar com 3mm de espessura (a espessura fica a seu gosto, mas todos devem ter o mesmo tamanho). Usando forminhas para biscoito, corte bonequinhos na massa (cavalos, cachorros, pessoas, árvores, números, ou whatever else you’d like).

Leve-as ao forno, aquecido a 170º, em assadeiras untadas, durante 8 a 10 minutos. Confeite os bonequinhos com glacê se você quiser.

2 comentários:

  1. Nosso blog tem cor,sabor,neve,música...
    Tá muito legal,"cute-cute" mesmo!

    E essa receita também tá demais,até
    me fez sentir cheiro natalino por aqui...rs

    =)

    ResponderExcluir
  2. Gostei da receita, vou esperimentar, gostaria de saber a validade desta receita. para o Natala quando posso começar a fazer.
    grata;

    ResponderExcluir