trenó

nesse blog só tem gente legal!
santa provided by bunnyhero labs

domingo, 29 de agosto de 2010

Livro de crônicas sobre o Natal



ESSE TEXTO FOI EXTRAÍDO DO SITE PROSA E POESIA, DE LUIZ CARLOS AMORIM. FALA DE UM LIVRO DE CRÔNICAS QUE TENHO, QUE ADORO, DE UMA ESCRITORA, MINHA AMIGA E CONTERRÂNEA, E QUE POR SER BLUMENAUENSE, VIVEU COMO EU, NATAIS MAIS DO QUE ESPECIAIS, DIFERENTES EM ALGUNS ASPECTOS POR CONTA DE NOSSA ASCENDÊNCIA GERMÂNICA. NOSSO NATAL EM BLUMENAU ERA MARCADO PELA INOCÊNCIA DA EXPECTATIVA PELO GRANDE DIA, DO SEGREDO SOBRE OS PRESENTES, DA EUFORIA NA MONTAGEM DA ÁRVORE, ISSO QUANDO NOS ERA PERMITIDO PARTICIPAR DESSE RITUAL. DELICIOSOS FORAM, OS NATAIS DE NOSSA INFÂNCIA.
"O Natal já passou, eu sei, mas tenho que falar de um presente que ganhei, um grande presente. Falo do livro da minha amiga Urda, de Blumenau, "Crônicas de Natal e Histórias da Minha Avó". Ela me enviou o livro, em dezembro, eu o li e em seguida mandei-lhe uma mensagem, agradecendo-lhe por ressuscitar o Natal dentro de nós. E ela rapidinho respondeu, afirmando que eu dissera a coisa mais linda sobre o seu novo livro. Mas eu não disse nada mais que a verdade. Quem ler o livro, há de concordar. Como não voltar àquelas tardes mágicas da nossa infância, quando "ajudávamos" as nossas mães a fazer, a assar, a pintar os biscoitos de Natal? Fazer doces de Natal e enfeitar uma árvore na sala de visitas significava que o grande dia estava muito próximo, que a noite que trazia Papai Noel para entregar presentes e chocolates, aquela fantástica noite finalmente estava chegando. Sim, porque acreditávamos que Papai Noel existia, abençoada infância! E Urda nos traz de volta essa inocência, no questionamento entre crianças que fomos, certeza inquestionável naquela idade, porque Papai Noel existia, sim. E o Dia de São Nicolau, tão desconhecido, até por nós! Era a prévia do Natal, no início de dezembro, nos dezembros esquecidos da minha infância, já longe.
Urda me devolveu o espírito do Natal, com "O dia mais mágico do ano". E não é verdadeiramente mágico? Meus filhos já são quase adultos, não temos mais crianças em casa, e uma casa sem criança fica triste no Natal. Criança faz com que a gente não esqueça a existência do Criador, do Cristo que é a razão do Natal. A criança nos dá a certeza que Ele ainda acredita no homem. Enquanto houver crianças, saberemos que Deus estará nos dando, ainda, um voto de confiança.
E Urda nos conta mais, conta a história de um Natal na África - sua irmã, também escritora, viveu na África - conta as suas histórias de Natal e as histórias de sua avó. Exímia contadora de histórias que sempre foi, nada escapa a sua sensibilidade de escritora, a sua emoção e lirismo de poeta. Sim, porque apesar de não escrever versos, toda a obra de Urda está repleta de poesia.
Tenho certeza que o último Natal foi muito mais Natal para muitos dos que tiveram o privilégio de ler o livro de Urda. Faltava um livro assim, que devolvesse ao Natal a sua condição de festa mágica, que devolvesse o seu encantamento simples de comemorar o nascimento de um menino especial, que viria para trazer essa esperança de renovação, de tempos novos e melhores. Isso tem de ser comemorado, sempre, com aquelas canções tão nossas conhecidas, com os doces, com o Papai Noel dos brinquedos das crianças, com as árvores enfeitadas, com a neve de mentirinha, com as histórias de nossas avós, com uma oração saída do coração numa noite de encantamento, pedindo ao aniversariante que esteja conosco para que possamos cultivar a paz num tempo novo que está sempre começando."

sábado, 28 de agosto de 2010

Alguém ouvir falar nesse lançamento em 2009?


Surgiram mais novidades sobre a nova produção dos estúdios Disney para o Natal de 2009, o estúdio que decidiu investir na produção da nova versão para o clássico conto de Charles Dickens, “Um Conto de Natal” ("A Christmas Carol") revelou mais nomes para o elenco de dubladores do animado que será dirigido por Robert Zemeckis, conhecido por fazer grandes animados usando a tecnologia de captura de movimentos, usada em animados como "A Casa Monstro", "O Estranho Mundo de Jack", "A Noiva Cadáver" e "A Lenda de Beowulf", atualmente nos cinemas nacionais. Essa semana confirmaram que o ator Cary Elwes ("Jogos Mortais") acaba de entrar no elenco de dublagem do longa-metragem de animação, que além dele conta também com a participação de Jim Carrey ("Desventuras em Série"), Bob Hoskins ("Hollywoodland - Bastidores da Fama"), Colin Firth ("Nanny McPhee - A Babá Encantada"), Robin Wright Penn ("Forrest Gump") e Gary Oldman ("Batman Begins"). Vale lembrar que ainda existem rumores de que os atores Tom Hanks (que fez "O Expresso Polar" com o diretor Robert Zemeckis), Michael J. Fox ("Os Espíritos") e Christopher Lloyd ("De Volta Para o Futuro") podem também a qualquer momento serem anunciados oficialmente como dubladores do animado. De acordo com informações que a Variety divulgou, o ator Cary Elwes, assim como Jim Carrey, também irá viver diversos papeis nesse filme. Jim Carrey já foi confirmado para viver o protagonista, Ebenezer Scrooge, além de outros papeis coadjuvantes. O filme contará a história do velho e rabugento, Ebenezer Scrooge, que durante a noite de Natal acaba recebendo em sua casa a visita de três fantasmas, do Natal Passado, do Natal Presente e do Natal Futuro. Os três fantasmas irão mostrar a Scrooge como ele está desperdiçando sua vida e que ainda há tempo para mudar. Vale citar que essa história foi diversas vezes contada tanto em filmes, desenhos e até mesmo em novelas. A Disney já produziu "Cântico de Natal" em 1983, em um curta-metragem de animação que trouxe Mickey e seus amigos vivendo essa divertida e emocionante história de Natal.

domingo, 22 de agosto de 2010

Cake Natalino com Frutas Cristalizadas



O segundo semestre chegou e com ele,as expectativas para o natal de 2010!
Podemos aproveitar e já pesquisar um novo cardápio para a ceia deste ano.
Encontrei esse cake,num blog de receitas e resolvi compartilhá-lo com vocês:


Cake Natalino com frutas cristalizadas
(Larousse das Sobremesas, Pierre Hermé)

* 175 g de uva passa branca e preta
* 250 ml de rum ou cognac (usei Camus VSOP)
* 200g de manteiga (manteiga mesmo, por favor)
* 65 g de damasco cristalizado *
* 65 g de ameixa cristalizada *
* 125 g de melão cristalizado *
* 300g de farinha
* 1 colher de chá de fermento em pó
* 150g de açúcar (usei 80 g, ficou ótimo)
* 4 ovos

* Use qualquer fruta cristalizada em pedaços ou compre aquelas já prontas. Eu usei laranja, limão siciliano, ameixa, gengibre e acrescentei 120 gramas de amêndoas caramelizadas.

Modo de fazer:

Deixe a uva passa de molho em 150 ml de rum por uma noite ou por algumas horas.

Pré-aqueça o forno à 250 graus.

Bata a manteiga e o açúcar até ficar um creme fofo. Adicione os ovos, um por vez, em seguida a farinha. Quando a mistura estiver homogênea, adicione com uma colher de pau, a uva passa e o rum do molho, depois as frutas cristalizadas.

Unte uma forma de 28cm com manteiga e farinha e coloque o bolo no forno.

Diminua imediatamente a temperatura para 180 graus. Quando formar uma crosta na superfície do cake, após 8 à 10 minutos (o meu levou 15), abra uma fenda em todo comprimento com o pão duro untado com manteiga ou com uma faca.

Asse o cake por aproximadamente 1 hora, verificando o cozimento com a ponta de uma faca ou um palito que deve sair seco.

Deixe o cake esfriar por 10 minutos. Desenforme e umedeça com os 100 ml de rum restantes. Decore como preferir. Pode usar geléia de damasco, cereja em calda ou faça uma cobertura como fiz, misturando licor de laranja com pó para glacê real, ou açúcar de confeiteiro se não encontrar o pó.

É só misturar tudo e cobrir.

Dica do chef:

É recomendável preparar este cake 4 dias antes de servi-lo. A seguir, conserve- o na geladeira: ele continuará delicioso por mais uma ou duas semanas.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Natal é um Mistério



Natal é um mistério, o nascimento impensável e inconcebível de Deus que se fez homem. É o mistério do amor. Mas Deus não ama de longe, do alto das estrelas.

O Deus que assume a condição humana preenche o impreenchível abismo que separa o Criador da criatura, o infinito do finito, o eterno do tempo. É o mistério do amor que torna possível o que parecia impossível. Ao homem totalmente perdido, solitário, confuso, incapaz de entender a si mesmo, Deus não dá um ensinamento, uma doutrina, uma ideologia; ele dá a si mesmo. Ele vem até o homem. Invade sua história e penetra até sua raiz mais escondida, para colocar lá a semente do amor, inestancável e fecundo.
O Natal é para todos, um convite à conversão, que significa sair de si, do eterno egoísmo, das próprias comodidades e ambições, para colocar-se na caminhada em direção aos pequenos, como fez Jesus que, “sendo de condição divina, não se prevaleceu de sua igualdade com Deus, mas aniquilou a si mesmo, assumindo a condição de escravo e assemelhando-se aos homens.”

Não deixe que a dura rotina diária, as pressões do mundo, as frustrações e decepções encontradas ao longo da caminhada endureçam seu coração. Não deixe que seu egoísmo torne-o insensível diante do outro. Porque nenhum ser humano por si só, se basta. É suficiente. Até porque, é devido à auto-suficiência humana que vivemos em tempos caos. Onde o predomínio do “eu” acima de tudo, está levando a morte do “nós”. De todos nós.

O Natal é um convite insistente a formar comunhão, onde todos os seres possam usufruir da vida em abundância. E vida em abundância é sinônimo de usufruir da vida em Deus. Não se prive dessa vida. Todos são convidados a partilhá-la e por meio dela serem agraciados pelo amor. Pois o amor não tolera ser acolhido por mãos fechadas, na realidade, se multiplica ao passo que é distribuído. Porque antes mais nada, amor, é gratuidade.

Feliz Natal! E que o Senhor da vida realize esse milagre da multiplicação ao longo dos teus dias…

(encontrei esse texto, lindo e profundo, numa das minhas incursões pelos blogs da vida...no "Blog Justo eu" tem coisas lindas, vale à pena conferir)