trenó

nesse blog só tem gente legal!
santa provided by bunnyhero labs

sábado, 8 de maio de 2010

A receita dos BISCOITOS "HASKEL"




A receita do WEICHNACHTS PLÄTZSCHEN,VERSÃO TÂNIA HASKEL

Esses biscoitos fizeram parte de toda minha infância, o Natal sem eles não era Natal.Infelizmente o livro de receitas da minha mãe (todo em alemão)se perdeu nas enchentes que assolaram Blumenau nos anos 80, mas uma escritora amiga minha (Urda Klueger) publicou num dos seus livros que falam da colonização de Blumenau, a receita exata que minha mãe usava para fazer os tais biscoitos, que hoje faço e que a Drica ora batizou de "Biscoitos Haskel". O ingrediente difícil de achar por aqui é o sal-amoníaco, mas na internet se acha fácil. É importante que seja usado esse fermento, que além de fazer crescer os biscoitos, dá aquele sabor inigualável. Vamos à ele!

Massa: (parte fácil)
• 1 Kg de farinha de trigo
• 500 gr de açúcar refinado
• 250 gr. Manteiga
• 6 ovos
• 2 colheres (sopa) de sal-amoníaco
• 1 colher (sopa) de raspas de limão
• 2 colheres rasas(sobremesa) cravo-da-índia moído ou em pó (1/2 colher de chá) (esse item não encontrei nas receitas que encontrei ou que ganhei, e na 1ª vez que fiz senti que faltava algo que minha mãe usava na receita dela. Garimpei a geladeira atrás de alguma especiaria que tivesse o aroma que faltava e depois de cheirar canela achei o cravo e reconheci-o como sendo o ingrediente certo. Como não tinha cravo em pó, coloquei os cravinhos num saco e bati com martelo até virarem pó. Eureka!! É como trazer um detalhe palpável da infância através da máquina do tempo).

Modo de fazer:
sem mistérios: misturar tudo até formar uma massa que não grude nas mãos. Abrir com rolo, não deixar a massa muito grossa, cortar com as forminhas e assar um forno médio por uns 15 min, ou até dourar. Cuidar, pois assam rápido.

Glacê: (parte mais delicada)
• 2 claras
• 18 a 20 colheres cheias (sopa) de açúcar refinado ou confeiteiro (parece exagero mas é a continha certa, ficam lindos e perfeitos).
• 6 gotas de limão ou vinagre branco.

Modo de fazer: Bater as claras até o ponto de neve, acrescentando o açúcar aos poucos. Pingar o limão. Se preferir, pingar anilina colorida nesse ponto e soltar a imaginação.
Passar nos biscoitos, decorá-los com confeitos à gosto, levar ao forno com a porta entreaberta, à 270º por exatos 7 minutos. Se tirar do forno antes, fica úmido, se passar do tempo ou fechar totalmente a porta do forno, amarelam...Cuidado, então.

(A receita, o modo de fazer, o tempo no forno do glacê eu testei exaustivamente até atingir o ponto certo porque nenhuma receita que encontrei foi clara nesse ponto. Odiava quando encontrava uma receita boa de biscoitos e na hora da quantidade de açúcar: “o quanto baste”. isso lá é medida??????? Essa quantidade de biscoito é para uma família grande. Como na minha, atualmente, só somos em 3, uso a metade dos ingredientes. Dá certinho! Bem, depende do apetite da família...esse ano já fiz a receita 2 vezes...e até o Natal, acho que vou ter que repetir...)

O Livro inspirador? "Crônicas de Natal da Minha avó e outras histórias" - Urda Klueger. São histórinhas deliciosas, quem quizer cópia me escreva que providencio, ou, indico a Editora ou ainda, digitando no google certamente aparecerá onde comprar.

Um comentário:

  1. Gente!!Eu amo esses biscoitos ..infelizmente n sou expert neles mas as receitas é com minha sogra mesmo q é filha de alemães..ela comenta muitas coisas eu as vezes ate tento mas os truques só eles mesmo é que sabem...adorei essa receita..e o acabamento lindissimo e finissimo parabens

    ResponderExcluir